Academia de Desenvolvimento de Carreiras

Publicado em 28/04/2023 por Paulo Costa

Quando devo tirar uma certificação?


Uma certificação profissional é uma prova de que você tem domínio sobre uma área específica de atuação. Existem certificações para diversas áreas como investimentos bancários, linguagens de programação, processos de negócio, normas técnicas, ferramentas de TI e línguas extrangeiras. As certificações estão se tornando um recurso cada vez mais importante para destacar o profissional no mercado de trabalho.



Antes de decidir se você deve tirar uma certificação ou não, é importante entender a diferença entre certificação e certificado. Existe muita confusão entre estes dois termos. Um certificado é simplesmente um documento assinado por uma instituição de ensino comprovando que você concluiu um curso. Já a certificação é um documento que você adquire depois de fazer uma prova por meio de uma certificadora formal. O processo é mais e rigoroso e regulamentado, sendo tratado com bastante seriedade. Confira o conceito de certificação, de acordo com o MEC:

A certificação profissional é o processo negociado pelas representações dos setores sociais e regulado pelo Estado, pelo qual se identifica, avalia e valida formalmente os conhecimentos, saberes, competências, habilidades e aptidões profissionais desenvolvidos em programas educacionais ou na experiência de trabalho, com o objetivo de promover o acesso, permanência e progressão no mundo do trabalho e o prosseguimento ou conclusão de estudos.

MEC

Certificações geralmente exigem uma série de requisitos. Em certas ocasiões você precisa comprovar experiência profissional na área, passar em testes práticos ou fazer um curso oficial da certificadora antes de realizar a prova. Além disso, elas são muito específicas para uma área de atuação do mercado e o investimento apenas para fazer a prova pode ser bem alto.

É mais indicado que você se certifique se já estiver inserido no mercado de trabalho, querendo receber cargos mais altos dentro ou fora de sua empresa atual. Para quem está procurando o primeiro emprego e ainda não tem uma faculdade, pode não ser o melhor investimento, pois os custos são altos e as certificações geralmente são exigidas em cargos já mais avançados, para quem tem experiência na área.

Além disso, se você está trabalhando para uma empresa que está crescendo, pode ser de interesse dela pagar para que você faça a certificação. Uma empresa com profissionais certificados consegue mais clientes. Inclusive, muitos clientes exigem que a empresa comprove que possui um certo número de empregados com uma certificação específica. É por isso que um profissional certificado é tão valioso e que a empresa que te emprega pode ser incentivada a pagar para que você se certifique.

Logo, se você está começando a sua carreira, foque em fazer cursos técnicos, ingressar em uma faculdade e conseguir arrumar uma cargo de estágio, trainee ou outra posição de entrada na sua área de interesse. A partir do momento em que você estiver trabalhando com algo que você sabe que vai ser a sua carreira ideal, avalie as certificações que estão sendo exigidas pelas empresas no seu segmento de atuação e confira com o seu empregador se ele está disposto a negociar um incentivo financeiro para que você faça a prova.

Alguns exemplos de certificação:

Autores:

author

linkedin