Publicado em 18/04/2023 por Paulo Costa
Não conseguir estudar é um problema bem comum quando falamos de autodesenvolvimento e crescer na carreira. Existem diversos coachs fazendo palestras, livros sendo vendidos e videos sendo publicados sobre este tema.
Muitos podem atribuir esta dificuldade à falta de motivação e achar que ouvindo frases bonitas e inspiradoras o problema se resolve. Ou à falta de foco, por conta do número de distrações. Ou por conta de uma síndrome psicológica como TDAH. Ou por fim, por uma falta de disciplina, algo que poderia ser resolvido com o cronograma certo, o método perfeito e uma construção de hábitos fortes.
E todos estes problemas podem ser reais. Porém, qualquer tentativa de resolvê-los será totalmente em vão se você não tratar os seus estudos como prioridade.
Todos os dias nós tomamos decisões sobre o que vamos fazer com o nosso tempo. E apesar de não gostarmos de admitir, temos total controle sobre as nossas decisões e somos 100% culpados por nossa procrastinação. Muitas vezes, não conseguimos fazer algo que devemos fazer simplesmente porque não assumimos o compromisso com seriedade suficiente.
Sem compromisso não existe prioridade, pois qualquer problema que aparecer, notificação no celular, fofoca, episódio de série ou filme novo vai ser uma desculpa para passar por cima dos estudos. As suas prioridades verdadeiras são as primeiras coisas que você pensa ao acordar e as ultimas antes de dormir. Se os estudos estão em um lugar alto na sua lista de prioridades, mesmo com TDAH, com motivação baixa ou sem um hábito consolidado, você vai dar um jeito de estudar todos os dias no seu tempo livre, por mais curto que ele seja, porque é algo de extrema importância para você.
Então, antes de ficar comprando livros motivacionais ou gastando dinheiro com coach, responda de forma sincera o quão importantes os estudos são para você e assuma um compromisso sério com eles. Estude mesmo que o tempo seja curto, mesmo que você não consiga ter foco e mesmo que você ainda não tenha o método perfeito. Estude simplesmente porque estudar é o que você deve fazer.