Academia de Desenvolvimento de Carreiras

Publicado em 07/04/2023 por Paulo Costa

Devo fazer um curso técnico ou uma faculdade?

Para muitas pessoas, a diferença entre uma faculdade e um curso técnico é simplemente a duração e o valor dos salários que você vai ganhar. Então, o curso técnico acaba sendo visto como a faculdade para quem não está com dinheiro. Por este motivo, os cursos técnicos são muitas vezes desprezados por quem está escolhendo um curso para iniciar sua carreira.

Porém, não é bem assim que funciona. Existem circunstâncias em que um curso técnico pode ser muito mais proveitoso tanto em relação ao custo quanto em relação ao aprendizado e o reconhecimento que você vai ganhar diante dos recrutadores.

É claro que para algumas escolhas de profissão não existe sequer a opção de dispensar a faculdade, pois são profissões bem regulamentadas. Não tem como você virar um médico, um advogado, um professor universitário ou um engenheiro civil sem uma faculdade adequada. Para profissões regulamentadas, não existe possibilidade de atuação sem o diploma específico.

superior

Porém, quando falamos da maioria dos trabalhos de escritório, especialmente aqueles que estão ligados às áreas de gestão, marketing e tecnologia, existem inovações constantes. Logo, é difícil regulamentá-las, pois devido às constantes mudanças, o que você começaria a estudar no começo do curso pode já ter se tornado irrelevante até o final dele.

Logo, pela natureza inovadora destas áreas, os cursos superiores de marketing, gestão e tecnologia acabam sendo muito genéricos e teóricos. As grades destes cursos focam bastante em ensinar fundamentos teóricos, explicar os jargões da profissão e desenvolver habilidades de pesquisa acadêmica. Isso pode deixar muitos alunos que queriam aprender algo mais prático e "mão na massa" bastante frustrados.

superior

O quão relevante é uma faculdade para estes mercados inovadores?

A faculdade ainda tem um peso e é essencial para que você consiga os melhores salários. Porém, ela por si só está perdendo a relevância. Em muitas ocasiões, se você tem um diploma levemente relevante, já irá conseguir um bom emprego, desde que demonstre as competências técnicas e os conhecimentos específicos que a vaga pede.

Por isso, se você estiver em uma área que está sempre se inovando, é essencial que você faça cursos técnicos para aprofundar os seus conhecimentos na tecnologia do momento, na forma de gestão que está na moda, ou na modalidade de vendas que é tendência nas redes sociais. A faculdade não pode te preparar pra isso e muitos recrutadores sabem disso.

Por este motivo, um profissional que está sempre atualizando os seus conhecimentos será muito mais visado. E a forma mais fácil e rápida de fazer isso, com um aprendizado focado na prática, é com cursos técnicos.

Logo, a melhor coisa que você pode fazer é entrar em uma faculdade para ter uma base teórica e se posicionar no mercado de trabalho e ao mesmo tempo realizar cursos técnicos dos assuntos mais relevantes e atuais para a sua profissão. Caso as condições financeiras não sejam favoráveis, existem diversos cursos gratúitos online que você pode conferir nas nossas trilhas de carreira.

Autores:

author

linkedin